Saturday, November 26, 2005



O JOVEM

“Nós somos jovens, jovens, jovens”,

Somos do exército, exército do bem,

Sempre a cantar...”
Que saudade da jovem guarda, que na realidade não fez parte da minha juventude, mas que chegaram a mim através de meus pais, e dos velhos discos de vinil”.

Ser jovem nos dias de hoje chega a ser complicado, por vários motivos que seriam complicados de abordar, temos as surpresas do mundo como drogas, violência, atitudes imaturas e inconseqüentes e a mania que os adultos tem de achar que o jovem não sabe pensar, na verdade essa insegurança vem da preocupação com a situação atual em que vivemos, as atividades desenvolvidas por instituições e projetos educacionais não tem superado a deficiência que chega a ser desesperadora.

O jovem hoje vivencia o fenômeno loucura e liberdade, controle e responsabilidade, maturidade após a puberdade, idade indefinida.

O jovem quer ser auto-suficiente, quer ter a autonomia de decisão, e isso nos preocupa pelo fato duvidoso que degenera a confiança.Será que estão mesmos esses jovens preparados para decidir seu próprio destino?E se estão será que essa escolha é o melhor caminho a ser seguido?

Transição para a fase adulta, período de preparação.O jovem vive a angustia, representa a ambigüidade de não ser mais menino e ainda não ser adulto.

O jovem quer tomar decisões por si mesmo, pela suas idéias e suas ideologias, revoltados encaram as leis, a autoridade dos pais entre outros para mostrar sua consciência, seu pensamento inovador e muitas vezes isso gera cada vez mais duvidas.

Incentivado pelos amigos e familiares, quando procura o novo, o proibido, é duramente criticado, e muitas vezes punido.O jovem carrega consigo uma carga muito grande de informação, e o dever dos que já passaram dessa época são orientar e fazer-se compreender, as informações chegam a confundir a cabeça que ainda esta se formando, isso acaba como um tornado de informação, Drogas, DST, certo e errado, situação política, situação social, cidadania, consciência eleitoral. O erro de comunicação e entendimento leva o jovem a um ponto de ostracismo e isso faz com que pense que tudo é proibido, e isso também gera revolta e ansiedade de enfrentar e impor sua ideologia.

A busca de experiências causa-lhe medo, o jovem é o desejo do novo e o medo do desconhecido.

Pedala...Que pedalando a gente chega e beijos que já me tchau!!!

Eder Marçal

No comments: