Wednesday, July 22, 2009

E EU NÃO GOSTO DE FICAR ENXERGANDO PERIGOS OU INIMIGOS EM CADA PERSONA que aparece em minha frente!


Todos me dizem que é preciso ter confiança, sobre confiança, aprendi que:

Confiança é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente absorvendo-a.


Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança.


A confiança é muito subjetiva porque não pode ser medida, é preciso ter confiança em quem se confia para poder confiar, o que torna a confiança um conceito intrínsico.


Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações corretas sobre quem necessitamos confiar, melhor, formamos um conceito positivo da pessoa.


O grau de confiança entre duas pessoas é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra.


Também é “a expectativa que nasce no seio de uma comunidade de comportamento estável, honesto e cooperativo, baseado em normas compartilhadas pelos membros dessa comunidade”.


Quando isso ocorre, tenho condições de prever o comportamento do outro em uma dada circunstância.


Confiança é previsibilidade do comportamento.


Ao observar o comportamento de alguém, somos capazes de identificar os valores que determinam por que as pessoas se comportam de uma determinada maneira.


Portanto, quando digo que confio em alguém, estou querendo dizer que:


a) pertencemos à mesma comunidade de valores,


b) sei que ele estará tão orientado para atender a meus/nossos interesses quanto eu próprio estaria se estivesse no lugar dele. Quando isso acontece, as pessoas não negociam: elas são capazes de entregar um cheque em branco e assinado.



1 comment:

Anonymous said...

fresh blog follow me on twitter @akaalter1