


“OPERARI SEGUITUR ESSE”
Tradução: “Todo ser age de conformidade com a essência que lhe é própria”.
O homem é um ser que fala, a palavra se encontra no limiar do universo humano, pois caracteriza fundamentalmente o homem e o distingue do animal.O homem racional pensa, já o homem irracional...não sei se existe mas esse deve se parecer ao animal, ou melhor o homem é um animal que pensa e fala...Será?
Para o caráter inato de cada homem, os fins gerais aos quais eles tende invariavelmente, estão já determinados pela sua própria essência:Os meios a que se recorreu para chegar a isso são delimitados, ora pelas circunstancia exteriores, ora pela compreensão e pela percepção imediata de que é possuidor, percepção cuja exatidão depende, por sua vez, da inteligência e da cultura do seu detentor.
Onde esta a essência do homem de hoje? Temos a certeza de que o homem esse animal misterioso fala, a duvida é... ele pensa? Ou age impulsivamente, sem critérios, regras, se um mata o outro morre e fim de papo, e isso é uma atitude do homem racional e sua essência , ou do homem animal irracional e seu instinto?
Fica difícil determinar ou qualificar, o homem é o único que lê de olhos fechados, ouve confissões ouvindo musica, pensa sem usar a cabeça, age somente para mostrar que fez e a essência é a essência e isso basta.Para o homem essência é o que da cheiro e sabor as coisas, uma coisa artificial como ele que não sabe que a essência sem existência é destituída de realidade.
O homem existe, o homem é real???
Pedala, que pedalando a gente chega!
Eder Marçal
No comments:
Post a Comment